Como anular o voto?

Devido ao clima político no Brasil, muitas pessoas pensaram em anular o voto, por acreditar que a política não tem mais mudanças. Mas você deve se perguntar: como anular o voto caso eu esteja nesta lista de quem o Brasil não tem jeito?

Porque anular o voto

Muitas pessoas atualmente não se sentem representadas por nenhum candidato ou partido no cenário político, por isso, é natural que as pessoas reflitam que nenhum político mereça e decidam anular o voto.

É difícil anular o voto?

Para anular o voto, basta seguir alguns passos que são bastante simples e que irão garantir com que você não concretize seu direito de não escolher nenhum representante político em uma eleição, exercendo uma espécie de protesto pela atual situação política que o Brasil se encontra.

É verdade que anular o voto acaba com a eleição?

É importante ressaltar que diferente do que algumas pessoas pensam o voto nulo não anula a eleição. Mesmo que mais de 50% dos eleitores votem nulo, a eleição não é anulada.

Segundo o Código Eleitoral, artigo 224 da Lei nº 4.737 de 15 de julho de 1965, uma eleição somente perde a sua validade quando é comprovado algum tipo de fraude, como compra de votos ou ainda alteração na urna.

Ou então, devido a conflitos que os candidatos poder tenham tido com a Justiça Eleitoral.

Como anular o voto?

Se você quer anular seu voto para deputado estadual, basta digitar o número de um candidato que não existe (como por exemplo, “00000”) e apertar confirmar;

Caso pretenda anular o seu número para deputado Federal, terá que o número de 4 dígitos que não existe (como por exemplo, “0000”).

Por fim, caso seja uma anulação para Governador ou Presidente, serão apenas dois números que você deve digitar, como 00 e depois confirmar na tecla verde.

Quando você digitar esses números que não estão cadastrados com nenhum partido político ou ainda candidato nessa eleição, o terminal irá autenticamente colocar uma mensagem de número inexistente, e pedirá que corrija seu voto.

Voto nulo

Caso esteja convicto da sua votação nula, basta ignorar esse recado e clicar novamente no botão verde. Desse modo, o sistema irá interpretar o seu voto como nulo e você irá exercer a sua ação apartidária.

É importante ressaltar que apesar de nos termos políticos, o voto nulo não contar como voto válido em uma eleição e não entrar nas estáticas de votantes, ele pode influenciar em uma eleição, já que irá ajudar o candidato com mais votos a vencer a eleição ainda no primeiro turno.

Por isso, tenha isso em mente quando for votar nulo em uma eleição.

Agora já sabe como anular o voto seu?

Lembre-se:

Mesmo que você não se sinta representado por nenhum candidato ou partido político, votar nulo ou branco ainda é importante para manter seus direitos políticos, como por exemplo, tirar a certidão de quitação eleitoral, que é exigido para tirar alguns documentos, como o passaporte, por exemplo.

Ou seja, compareça no dia da votação independente da escolha que tenha feito. Isso é bem mais prático do que justificar voto ou ter que procurar o cartório eleitoral depois para regularizar seu título.

Artigos relevantes:

Leia mais notícias sobre eleições 2020 aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *